RIBEIRÃO “DIA D” CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO NESTE SÁBADO 20/08/2022

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A Prefeitura Municipal do Ribeirão, junto a Secretaria de Saúde, realizará o “DIA D”, sábado 20 de agosto de 2022. Ação abrangerá todo o município, ou seja, todos os postos de saúde funcionarão das 8:00h às 17:00h. Os pais ou responsáveis deverão apresentar a caderneta de vacinação e cartão do SUS.

“O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.”

Fonte: Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-poliomielite-e-multivacinacao-comeca-nesta-segunda-8-em-todo-o-brasil